Nosso bem-estar depende do equilíbrio entre Corpo, Mente e Espirito, e manter a mente calma vem sendo umas das dificuldades da vida moderna, que se destaca pela inúmera quantidade de coisas que acontecem ao mesmo tempo.
Nós esperamos a mente estar cansada para buscar uma forma de aliviar o estresse, e a meditação é uma alternativa para mudar essa situação.
A meditação é capaz de evitar que ocorram problemas externos, pois, trata de nosso interior e nos permite o autoconhecimento. Ela tem como foco o presente, uma vez que não há possibilidade de se alterar o passado e o futuro depende unicamente de suas escolhas. Aproveitar o presente e ter um olhar positivo sobre todas as situações podem parecer fácil, entretanto, é uma caminhada árdua que exige auxilio.
Se permitir a relaxar a mente é uma atividade mental que permite o acesso aos insights que se encontram em nossa fonte espiritual, onde se manifestam os mais contemplativos e harmoniosos estados de nossa consciência.
O relaxamento mental exige muita perseverança, já que estamos conectados a todo momento e condicionados a agitação constante devido a uma rotina de produtividade constante. Devemos ter a consciência que este não é um estado que será atingindo de uma hora para a outra. E muitos não sabem que essa agitação é prejudicial para a saúde física e mental provocando estresse excessivo e contínuo, podendo ser o gatilho para a depressão e outras doenças que atingem a mente e a meditação não só serve para tratar essas doenças como também preveni e traz benefícios para todas as áreas de sua vida.
Concentração é importante para alcançar seus objetivos
O déficit de atenção é uma realidade para muitas crianças e adultos, e número de pessoas dessa lista cresce cada vez mais e a adesão de medicamentos que auxiliam no aumento da concentração e do foco também e a meditação pode ser uma alternativa simples para lidar com ele. Segundo pesquisas realizados por pesquisadores de YALE, Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), identificaram através de scanners que as áreas do cérebro responsáveis pela memória e pela atenção conseguem ficar mais densas quando se medita.
A agitação mental também é responsável por provocar angustia e estresse, e através da concentração e equilíbrio que a meditação oferece o dia a dia se torna mais brando e diminui o sofrimento, permitindo uma visão geral das situações depois de desativar o piloto automático.
O sono equilibrado é importante para obter qualidade de vida
A prática da meditação contribui para a diminuição dos níveis das atividades elétricas celebrais, em ondas teta e ondas alfas, dando assistência para induzir a condição de relaxamento e calma, ela também pode reduzir os quadros de insônia quando praticada ao decorrer do dia, ou antes, de dormir.
Em 2008 o Northwestern Memorial Hospital de Illinois realizou um estudo onde reuniu cinco pessoas, com 25 a 45 anos que estavam sofrendo de insônia crônica. Durante dois messes os participantes praticaram a meditação. Após esse tempo, começaram a dormir duas horas a mais por dia e alcançaram níveis de sono REM mais próximos do considerado benéfico e normal. Quando nos permitimos a ter um sono tranquilo e com qualidade, obtemos mais disposição para enfrentar os desafios de nosso dia e temos mais ânimo para praticar atividades.
O treino também de aplica para a meditação.
Para vencer uma maratona é necessário treino, estar apto mentalmente e dar o melhor de si mesmo que a intenção não seja ganhar é necessário estar disposto e com a meditação não é diferente. Para que se obtenha os benefícios que a meditação tem a oferecer é necessário praticar diariamente mesmo que em um curto espaço de tempo.
Benefícios da meditação
Fortalecimento do sistema imunológico
Controle do estresse e ansiedade
Desenvolvimento da concentração
Diminuição da insônia
Prevenção e tratamento da depressão
Aumento da criatividade
Autoconhecimento
Aumento da produtividade
Elevação da Autoestima
Melhora a memória
Se permita a desfrutar seu cotidiano da melhor maneira possível!